sexta-feira, 15 de junho de 2012

Carta do dia - Renascimento



Segundo o Zen, você vem de lugar-nenhum, e vai para lugar-nenhum. Você existe apenas agora, aqui: não vindo, nem indo. As coisas todas vão passando por você; a sua consciência reflete o que passa, mas ela mesma não se identifica com isso.
Quando um leão ruge diante de um espelho, você pensa que o espelho também ruge? Ou quando o leão se afasta e aparece uma criança dançando, o espelho, esquecendo completamente o leão, passa a dançar com a criança -- você acredita que o espelho realmente dance com a criança?
O espelho não faz nada, ele apenas reflete. A sua consciência é apenas um espelho.
Você nem vem, nem vai. As coisas vêm e vão.
Você se torna um jovem, você fica velho; você está vivo, você está morto.
Todas essas situações são apenas reflexos num lago eterno de consciência.
Osho Osho Live Zen, Volume, 2 Chapter 16

Comentário:
Esta carta representa a evolução dos graus de consciência do modo como é descrita por Friedrich Nietzsche, em seu livro Assim Falou Zarathustra. Ele fala dos três níveis: Camelo, Leão e Criança. O camelo é sonolento, entediado, satisfeito consigo mesmo. Vive iludido julgando-se o cume de uma montanha, mas, na verdade, preocupa-se tanto com a opinião dos outros que quase não tem energia própria. Emergindo do camelo, aparece o leão. Quando nos damos conta de que temos estado abrindo mão da oportunidade de viver realmente a vida, passamos a dizer "não" às demandas dos outros. Nós nos apartamos da multidão, solitários e orgulhosos, rugindo a nossa verdade. A coisa, porém, não acaba por aí. Finalmente, emerge a criança, nem submissa nem rebelde, mas inocente e espontânea, fiel ao seu próprio ser.
Qualquer que seja a posição em que você se encontre neste momento -- sonolento e abatido, ou desafiador e rebelde -- tenha consciência de que isso evoluirá para alguma coisa nova, se você permitir. Este é um tempo de crescimento e mudança.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Spa e meditação

Meditação não precisa ser feita num spa, mas um ambiente relaxante ajuda muito.
Por isso indicamos saídas com um grupo de meditação de Osho, para a praia, no litoral de São Paulo. uma escapada para um ambiente acolhedor e maravilhoso que ajuda qualquer um a ficar em paz.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Massagem ayurvedica-yoga

A massagem ayurvédica-yoga é uma vertente influenciada pela medicina tradicional indiana(ayurveda) e o yoga(conjunto de práticas que visam a perfeição do corpo-mente). O método Kussum Modak tem um forte carter meditativo e é a preferida de vários meditantes, por atuar nos tecidos profundos assim como na psiquê.

Para quem gosta de yoga e meditação, vale a pena incorporar a massagem como uma técnica de meditação.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Relaxando na praia


Relaxamento e praia não combinam muito bem com meditação. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário um lugar austero para meditar. O essencial é relaxar e, para quem vive na cidade, a praia pode ajudar bastante neste ponto.
Para quem se interessa por meditação, os retiros na praia são imperdíveis!


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Meditação Nataraj


Meditação Nataraj

Deixe a dança fluir de sua própria maneira, não a force. Em vez disso, acompanhe-a; deixe acontecer. Não é um fazer, mas um acontecer. Mantenha-se festivo. Você não está fazendo algo sério, está apenas brincando, brincando com sua energia vital, brincando com sua bioenergia, deixando-a circular à vontade, da sua maneira peculiar. Assim como o vento e as águas do rio fluem, você está fluindo e soprando. Sinta isso.
E seja um brincalhão. Lembre-se sempre da palavra “brincalhão” – para mim, ela é fundamental. Dizemos que a criação é leela de Deus: a brincadeira de Deus. Deus não criou o mundo. O mundo é sua brincadeira.
Nataraj é apenas dança. É a dança como meditação total.
Desapareça nessa dança.
Há três etapas, durando ao todo 65 minutos

Primeira etapa: 40 minutos

Com os olhos fechados, dance como se estivesse possuído. Deixe o ser inconsciente assumir o controle totalmente. Não oriente os seus movimentos nem seja uma testemunha do que está acontecendo.
Apenas coloque-se totalmente na dança

Segunda etapa: 20 minutos

Mantendo os olhos fechados, deite-se imediatamente. Permaneça calado e imóvel.

Terceira etapa: 5 minutos

Dance em celebração e divirta-se.