sábado, 28 de julho de 2012

Meditação Kundalini


kundalini

Meditação Osho Kundalini
Esta é a irmã mais amada da Meditação Dinâmica. Ela consiste de quatro estágios de 15 minutos cada um.

Primeiro estágio: 15 minutos.

Solte-se e deixe seu corpo todo chacoalhar, sentindo as energias subirem a partir de seus pés. Solte todas as parte do corpo e torne-se o chacoalhar. Seus olhos podem estar abertos ou fechados.

Segundo estágio: 15 minutos.

Dance… do jeito que você sentir, e deixe o corpo todo se mover como ele desejar.

Terceiro estágio: 15 minutos.

Feche os olhos e fique imóvel, sentado ou de pé…testemunhando o que quer que esteja acontecendo por dentro e por fora.

Quarto estágio: 15 minutos.

Mantendo os olhos fechados, deite-se e fique imóvel.

“Permita o chacoalhar, não o faça. Fique de pé silenciosamente, sinta-o chegar e, quando o seu corpo começar a tremer um pouco, coopere, mas não o faça tremer. Divirta-se com o tremor, sinta-se abençoado por ele, permita-o, receba-o, dê-lhe as boas-vindas, mas não o deseje.
Se você força-lo, ele se tornará um exercício físico corporal. Então o chacoalhar estará presente, mas apenas na superfície, ele não o penetrará. Interiormente, você permanecerá sólido, como uma pedra, como uma rocha; você permanecerá sendo o manipulador, o fazedor, e o corpo estará simplesmente seguindo. O corpo não é a questão – você é a questão.
Quando eu digo chacoalhe, eu me refiro à sua solidez; seu ser petrificado deve chacoalhar até as próprias bases, para que ele se torne líquido, fluido, se dissolva, flua. E, quando o seu ser petrificado se tornar líquido, seu corpo seguirá. Então, não haverá ninguém chacoalhando, somente o chocalhar. Então, ninguém está fazendo aquilo, aquilo está simplesmente acontecendo. Então, o fazedor não está presente.”

Osho



terça-feira, 24 de julho de 2012

Meditação é transformação

Meditação é transformação

Se você sentir muita resistência contra a meditação, isso simplesmente mostra que bem lá no fundo você está alerta para o fato de que algo irá acontecer e mudar toda a sua vida. Você tem medo de renascer. Investiu muito em seus velhos hábitos, na antiga personalidade e na velha identidade. Meditação é apenas limpar o seu ser, tentar tornar-se jovem e saudável, tentar tornar-se mais vivo e mais alerta. Se você tem medo da meditação, isso significa que você tem medo da vida, que você tem medo da consciência alerta; e a resistência vem, porque você sabe que, se você se mover para dentro da meditação, algo fatalmente acontecerá. Se você absolutamente não estiver criando resistência, isso pode ser porque você não leva a meditação muito a sério, você não toma a meditação muito sinceramente. Então, você pode brincar — o que há a temer?

 Osho, em "O que é Meditação?" 


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do amigo

"Hoje a amizade é entendida ou em termos biológicos ou em termos econômicos, ou em termos sociológicos – em termos de relações, um tipo de relacionamento. Mas amizade significa que se a necessidade surgir você estará pronto até mesmo para sacrificar-se. Amizade significa que você fez alguém mais importante do que você mesmo; outro alguém se tornou mais precioso do que você mesmo. Isso não é um negócio. É amor na sua pureza."

Osho

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Zen - Sua história e seus ensinamentos

Zen Sua história e seus ensinamentos Clique aqui para aumentar a imagem












Editor: Cultrix-Pensamento (Brazil)
ISBN: 8531608546
brochura com ilustrações a cores
146 páginas



Sobre Zen

 O Zen crê no essencial. Não tem tolices em torno dele, nem rituais, nos quais todas as outras religiões se perderam, nem cânticos, nem mantras, nem escrituras - apenas pequenas anedotas. Se você tiver a percepção correta, elas vão atingi-lo diretamente no coração. Trata-se de um ensinamento muito condensado e cristalizado, mas é preciso que a pessoa esteja preparada para ele. A única preparação é a consciência meditativa.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vigyan Bhairav Tantra

Livros de Osho:
Vigyan Bhairav Tantra 

Edição em inglês

AT THE START OF SNEEZING, DURING FRIGHT, IN ANXIETY, ABOVE A CHASM, FLYING IN BATTLE, IN EXTREME CURIOSITY, AT THE BEGINNING OF HUNGER, AT THE END OF HUNGER, BE UNINTERRUPTEDLY AWARE. THE PURITY OF OTHER TEACHINGS IS AN IMPURITY TO US. IN REALITY, KNOW NOTHING AS PURE OR IMPURE.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Satyaprem em São Paulo

26 a 29 de julho de 2012
Satyaprem em São Paulo


Informações com Keli
(11) 7296 0999
amritakeli@uol.com.br





Sobre Satyaprem:


Nascido no Rio Grande do Sul, Brasil, teve o seu primeiro contato com o mestre iluminado Osho ainda no início dos anos 80; de quem recebeu o nome Satyaprem, que significa "Amor pela Verdade".
Estudou Jornalismo, se dedicou à Fotografia, Pintura e Poesia; publicando em 1983 seu primeiro livro - "PA" -, editado por Paulo Coelho, no Rio de Janeiro.
Por aproximadamente vinte anos, esteve voltado ao trabalho com Terapia e Meditação, atuando no Brasil, Europa e Índia como parte da equipe de terapeutas da Multiversity da Osho Commune International.
Em 2000 lhe foi revelado o "fim da busca" e, desde então, Satyaprem invoca o despertar das pessoas para sua natureza original, compartilhando o "Encontro com a Verdade" (Satsang) através de palestras e retiros, além dos livros que trazem trechos desses encontros.

Carta 74 - Paciência





74. Paciência  


7 de Arco-Íris: A Natureza Física

Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é o nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso – qual é o
momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu. Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as novas logo estarão chegando. E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade... Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo – o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem sabe o que é uma cerimônia, esse novo homem conhece os sumos eternos da vida.
OSHO


Comentário:
Há momentos em que a única coisa a fazer é esperar. A semente já foi plantada, a criança está crescendo no útero, a ostra está cobrindo o grão de areia, transformando-o em uma pérola. Esta figura nos lembra de que este é um momento em que tudo o que se requer é manter-se simplesmente atento, paciente, à espera.
A mulher retratada na figura está justamente nessa atitude. Satisfeita, sem sinais de ansiedade, ela está apenas à espera. Ao longo de todas as fases da lua que se sucedem no alto, ela permanece paciente, tão sintonizada com os ritmos da lua, que
quase se confunde com ela. A mulher sabe que esta é uma época para permanecer na passividade, deixando que a natureza siga o seu caminho. Não está, porém, com expressão de sono, nem indiferente; sabe que é tempo de se preparar para alguma
coisa importante. Trata-se de um período repleto de mistério, como as horas que antecedem o amanhecer. É um tempo em que a única coisa a fazer, é esperar.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Osho sobre suas meditações



"Se você realmente gosta das minhas palestras você vai gostar das meditações também porque elas estão interligadas"

fonte: http://www.osho.com/index.cfm

Osho


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Massagem Ayurvédica com Madhuri

Massagem Ayurvédica com Madhuri (Rukma) em São Paulo
Próxima data:
19, 20, 21 e 22
Julho


de quinta a domingo
Informações com Keli
(11) 7296 0999
amritakeli@uol.com.br
www.madhuri.com.br confira o site


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Carta do dia - Renascimento



Segundo o Zen, você vem de lugar-nenhum, e vai para lugar-nenhum. Você existe apenas agora, aqui: não vindo, nem indo. As coisas todas vão passando por você; a sua consciência reflete o que passa, mas ela mesma não se identifica com isso.
Quando um leão ruge diante de um espelho, você pensa que o espelho também ruge? Ou quando o leão se afasta e aparece uma criança dançando, o espelho, esquecendo completamente o leão, passa a dançar com a criança -- você acredita que o espelho realmente dance com a criança?
O espelho não faz nada, ele apenas reflete. A sua consciência é apenas um espelho.
Você nem vem, nem vai. As coisas vêm e vão.
Você se torna um jovem, você fica velho; você está vivo, você está morto.
Todas essas situações são apenas reflexos num lago eterno de consciência.
Osho Osho Live Zen, Volume, 2 Chapter 16

Comentário:
Esta carta representa a evolução dos graus de consciência do modo como é descrita por Friedrich Nietzsche, em seu livro Assim Falou Zarathustra. Ele fala dos três níveis: Camelo, Leão e Criança. O camelo é sonolento, entediado, satisfeito consigo mesmo. Vive iludido julgando-se o cume de uma montanha, mas, na verdade, preocupa-se tanto com a opinião dos outros que quase não tem energia própria. Emergindo do camelo, aparece o leão. Quando nos damos conta de que temos estado abrindo mão da oportunidade de viver realmente a vida, passamos a dizer "não" às demandas dos outros. Nós nos apartamos da multidão, solitários e orgulhosos, rugindo a nossa verdade. A coisa, porém, não acaba por aí. Finalmente, emerge a criança, nem submissa nem rebelde, mas inocente e espontânea, fiel ao seu próprio ser.
Qualquer que seja a posição em que você se encontre neste momento -- sonolento e abatido, ou desafiador e rebelde -- tenha consciência de que isso evoluirá para alguma coisa nova, se você permitir. Este é um tempo de crescimento e mudança.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Spa e meditação

Meditação não precisa ser feita num spa, mas um ambiente relaxante ajuda muito.
Por isso indicamos saídas com um grupo de meditação de Osho, para a praia, no litoral de São Paulo. uma escapada para um ambiente acolhedor e maravilhoso que ajuda qualquer um a ficar em paz.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Massagem ayurvedica-yoga

A massagem ayurvédica-yoga é uma vertente influenciada pela medicina tradicional indiana(ayurveda) e o yoga(conjunto de práticas que visam a perfeição do corpo-mente). O método Kussum Modak tem um forte carter meditativo e é a preferida de vários meditantes, por atuar nos tecidos profundos assim como na psiquê.

Para quem gosta de yoga e meditação, vale a pena incorporar a massagem como uma técnica de meditação.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Relaxando na praia


Relaxamento e praia não combinam muito bem com meditação. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário um lugar austero para meditar. O essencial é relaxar e, para quem vive na cidade, a praia pode ajudar bastante neste ponto.
Para quem se interessa por meditação, os retiros na praia são imperdíveis!


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Meditação Nataraj


Meditação Nataraj

Deixe a dança fluir de sua própria maneira, não a force. Em vez disso, acompanhe-a; deixe acontecer. Não é um fazer, mas um acontecer. Mantenha-se festivo. Você não está fazendo algo sério, está apenas brincando, brincando com sua energia vital, brincando com sua bioenergia, deixando-a circular à vontade, da sua maneira peculiar. Assim como o vento e as águas do rio fluem, você está fluindo e soprando. Sinta isso.
E seja um brincalhão. Lembre-se sempre da palavra “brincalhão” – para mim, ela é fundamental. Dizemos que a criação é leela de Deus: a brincadeira de Deus. Deus não criou o mundo. O mundo é sua brincadeira.
Nataraj é apenas dança. É a dança como meditação total.
Desapareça nessa dança.
Há três etapas, durando ao todo 65 minutos

Primeira etapa: 40 minutos

Com os olhos fechados, dance como se estivesse possuído. Deixe o ser inconsciente assumir o controle totalmente. Não oriente os seus movimentos nem seja uma testemunha do que está acontecendo.
Apenas coloque-se totalmente na dança

Segunda etapa: 20 minutos

Mantendo os olhos fechados, deite-se imediatamente. Permaneça calado e imóvel.

Terceira etapa: 5 minutos

Dance em celebração e divirta-se.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O básico para meditar

Algumas coisas básicas vão ajudar muito nas meditações:

- Roupas confortáveis
De preferência que não apertem, que deixem seu corpo livre para dançar e sentar no chão.

- Um lugar
Não precisa ser totalmente silencioso, mas tenha o cuidado de desligar celulares e de não precisar atender campainhas ou telefonemas, pois não é recomendado parar a meditação no meio.

- Musica
Ajuda bastante uma música que tenha o ritmo da atividade que voce vai fazer. As meditações de Osho tem trilhas feitas com o twempo correto e podem ajudar bastante. Você poderá encontrá-las nos seguintes sites:


http://www.osho.com
Ashram que Osho montou na India, antes de morrer, está ativo até hoje.
e
www.oshobrasil.com.br
Instituto Osho Brasil, centraliza informações e trabalhos ligados a Osho no Brasil, já a muitos anos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Meditação Gourishankar

Meditação Gourishankar
Esta técnica noturna consiste de quarto estágios de quinze minutos cada. Os primeiros dois estágios são uma preparação para um Latihan espontâneo do terceiro estágio. Se a respiração for feita corretamente no primeiro estágio, o dióxido de carbono formado na corrente sanguínea fará você se sentir tão alto quanto o Gurishankar (Monte Evereste).

Primeiro Estágio: 15 minutos

Sente-se com os olhos fechados. Respire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões. Segure a respiração tanto tempo quanto possível, então exale suavemente pela boca e mantenha os pulmões vazios por tanto tempo quanto for possível. Continue esta respiração por todo este estágio.

Segundo Estágio: 15 minutos

Retorne a respiração normal e, com olhar fixo suave, olhe para a chama da vela ou uma luz azul cintilante. Mantenha seu corpo imóvel.

Terceiro Estágio: 15 minutos

Com os olhos fechados, fique de pé e deixe seu corpo solto e receptivo. Você sentirá as energias sutis movendo seu corpo fora do seu controle normal. Permita este Latihan acontecer. Não faça você o movimento: deixe o movimento acontecer, suave e graciosamente.

Quarto Estágio: 15 minutos

Deite-se com os olhos fechados, silencioso e quieto.
Os primeiros três estágios devem ser acompanhados por uma batida rítmica imutável, combinada, de preferência, com uma música de fundo suave. A batida deve ser sete vezes a batida normal do coração e, se possível, a luz intermitente deve ser um estroboscópio sincronizado.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campo de meditação em 20 de Maio

20 de maio de 2012 haverá um campo de meditação na cidade de São Paulo, promovido pelo grupo Osho Meditation São Paulo.

Informações com Keli ou Sagar através dos telefones: (11) 7296 0999 / 38264147 / 8581 2215.
Ou dos e-mails:  amritakeli@uol.com.br   e   sagarpremala@gmail.com.





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Osho jovem

Aqui uma homanagem a Osho quando jovem.
Em criança e jovem, na época que acordou. Embaixo, já adulto.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Taro Zen de Osho ‎ 14. INTEGRAÇÃO

Taro Zen de Osho ‎

14. INTEGRAÇÃO

"O conflito está no homem. A menos que seja resolvido ali, não poderá ser resolvido em nenhum outro lugar. O desafio político está dentro de você; ele acontece entre as duas partes da mente. Há uma ponte muito pequena. Se essa ligação for rompida por algum acidente, por algum defeito fisiológico ou por alguma outra razão, a pessoa fica dividida: ela se tornará duas pessoas – e o fenômeno da esquizofrenia ou personalidade dividida, se manifestará.Se a ponte for rompida – e é uma ponte muito frágil –, então você se transformará em dois, passará a agir como duas pessoas. Pela manhã, você é muito amável, uma pessoa encantadora; à tarde, está muito bravo, completamente diferente. Você não irá lembrar-se de como foi de manhã... e como poderia lembrar-se? Era uma outra mente que estava funcionando – e a pessoa se transforma em duas pessoas. Se essa ponte for fortalecida o bastante para que as duas mentes deixem de ser duas e se tornem uma só, então acontecerá a integração, a cristalização.Aquilo que George Gurdjieff costumava chamar de cristalização do ser é apenas a transformação dessas duas mentes em uma só, o encontro do masculino e do feminino dentro de nós, o encontro do yin e do yang, o encontro do esquerdo com o direito, o encontro da lógica com o ilógico, o encontro de Platão com Aristóteles.shoAncient Music in the Pines" OSHO Comentário: A imagem da integração é a união mística, a fusão dos opostos. Este é um momento de comunicação entre dualidades da vida, anteriormente vivenciadas. Ao invés da noite opondo-se ao dia, a escuridão suprimindo a luz, as polaridades estarão trabalhando juntas para criar um todo unificado, transformando-se ininterruptamente uma na outra, cada qual contendo a semente do seu oposto no seu âmago mais profundo. A águia e o cisne são ambos seres alados e majestosos. A águia é a encarnação do poder e da solitude. O cisne é a corporificação do espaço e da pureza, flutuando e mergulhando com suavidade no elemento das emoções, totalmente satisfeito e realizado em sua perfeição e beleza.Nós somos a união da águia com o cisne: macho e fêmea, fogo e água, vida e morte. A figura da integração é o símbolo da autocriação, da vida nova e da união mística, conhecida também como alquimia.


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Osho, o guru incorreto

Aqui uma homanagem a Osho quando jovem.
Em criança e jovem, na época que acordou. Embaixo, já adulto.


domingo, 22 de abril de 2012

Descobertas científicas sobre meditação

Direto do site da revista Época

Algumas descobertas científicas sobre a meditação

• 2002: um grupo de cientistas ligado à Faculdade de Medicina de Harvard provaram que a resposta de relaxamento (RR) melhora a memória de idosos saudáveis, de forma mais efetiva quando eles realizam tarefas simples de atenção. Já os estados de ansiedade diminuem de forma marginal.

• 2003: pela primeira vez, cientistas relataram aumento do número de anticorpos em pessoas que meditaram durante oito semanas após serem vacinados contra a gripe, em relação ao grupo controle. A descoberta foi feita por um grupo liderado por Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin.


Universidade de Harvard 

A espessura da ínsula (verde) e o córtex pré-frontral cerebral em quem medita é mais grossa
• 2005: em dezembro, Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts, conseguiu mostrar, através de imagens de ressonância magnética, que a meditação aumenta a espessura do córtex pré-frontral cerebral – região associada ao planejamento de comportamentos cognitivos complexos. A espessura da ínsula direita – ligada às sensações corporais e às emoções – também se mostrou mais grossa em praticantes de RR em relação ao grupo de controle. Foi a primeira evidência de que a meditação está associada a as alterações na estrutura do cérebro.

• 2008: estudo publicado em julho pelo BHI mostrou, pela primeira vez, que a RR produz uma mudança no padrão de ativação dos genes – e maior ela é quanto mais tempo a meditação é praticada. O mesmo trabalho mostrou que os praticantes tiveram menos danos fisiológicos celulares ligados ao estresse do que o grupo de controle.

• 2009: a amígdala direita é responsável pela resposta automática ao estresse: produz hormônios, aumenta os batimentos cardíacos... cientistas ligados ao Hospital Geral de Massachusetts descobriram que, depois de oito semanas de prática de meditação, houve redução da densidade da massa cinzenta da amígdala dos participantes. Quanto menos relatavam estresse, maior a redução.

• 2009: pesquisadores do Centro Médico de Pesquisa Avançada em Yoga e Neurofisiologia, na Índia, descobriram que praticar meditação cíclica duas vezes ao dia melhora a qualidade objetiva e subjetiva do sono na noite seguinte. Meditação cíclica é uma técnica que combina posturas de yoga intercaladas com repouso.

• 2010: em junho, um grupo da Universidade do Estado da Flórida publicou estudo mostrando que o treinamento mental reduz significativamente o estresse e a supressão do pensamento e aumenta a recuperação fisiológica de alterações relacionadas ao alcoolismo. Dessa maneira, a meditação atinge os principais mecanismos ligados à dependência alcoólica e pode ser um tratamento alternativo para prevenir recaídas entre os mais vulneráveis.

• 2010: um grupo ligado ao BHI, liderado por Marlene Samuelson, provou que mulheres brancas submetidas a um programa de 2,5 horas semanais de práticas mente/corpo durante 12 semanas tiveram uma significativa redução na frequência de 12 queixas cotidianas, como dor de cabeça, confusão visual, tontura, náusea, prisão de ventre, diarréia, dor abdominal, dor nas costas, dor no peito, papitações, insônia e fadiga.

• 2010: em dezembro, um grupo da Universidade de Montreal descobriu por que quem medita sente menos dor. Essas pessoas têm a capacidade de desligar algumas áreas cerebrais responsáveis pela sensação da dor, mesmo experimentando-a. Dois grupos, um de controle outro de pessoas que meditavam, fora submetidos a estímulos de dor. Os que meditavam tiveram respostas menores para a dor, bem como um funcionamento menor das áreas do cérebro responsáveis pela cognição, emoção e memória. Eles sentiam dor, mas cortavam o processo rapidamente, refreando a interpretação que o cérebro tinha desse estímulo.

• 2010: em dezembro, um grupo do Centro de Dependência e Saúde Mental (CAMH), no Canadá, publicou um estudo provando que a meditação tem o mesmo efeito protetor que os remédios contra recaídas em pessoas com depressão.

• 2010: estudo da Universidade da Pennsylvania mostrou melhora na função neuropsicológica e aumentos significativos no fluxo sangüíneo cerebral em indivíduos com perda de memória submetidos a um programa de meditação de oito semanas.

• 2011: ao passo que a meditação faz diminuir a densidade de massa cinzenta da amígdala, ela aumenta a densidade de uma região do cérebro chamada hipocampo, responsável pelo aprendizado e memória, e associada ao bem-estar, compaixão e introspecção. Foi o que descobriu um grupo do Hospital Geral de Massachussets, que publicou o estudo em janeiro na Psychiatry Research: Neuroimaging.

• 2011: pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova York publicaram em fevereiro um trabalho que mostra a meditação pode ser útil na redução da ansiedade. Os participantes relataram que se sentiram mais calmos, relaxados, equilibrados e centrados após um mês de prática.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meditação na revista Época

Direto do site da revista Época

"Meditar é a mesma coisa que ir a um spa e ficar relaxando".

Se você pensa assim, não está distante do senso comum, mas pode estar perdendo a oportunidade de experimentar os benefícios da meditação. Técnica tradicional no Oriente, a meditação é objeto de estudo entre especialistas ocidentais há décadas. Aos poucos, vem ganhando adeptos no Brasil e seus benefícios já são detectados até mesmo em experiências clínicas.

Ricardo Zanardi Ramalho é médico da família e clínico geral em São Paulo. Há seis meses, vem aplicando, em Unidades Básicas de Saúde da cidade, técnicas de meditação para grupos da terceira idade, dependentes químicos e pessoas com transtorno de ansiedade, depressão e estresse. Alongamentos, exercícios leves, e de concentração e respiração completam o tratamento. Os resultados ainda não são rigorosamente científicos, mas Ramalho conta que, ao fim da prática, os pacientes apresentavam melhorias: muitos tinham a pressão arterial reduzida, alguns portadores de distúrbios do sono relataram grande melhora e deixaram de usar medicações controladas. “A meditação exige esforço, empenho, é um processo ativo”, diz Ramalho. “Ela envolve desenvolvimento cerebral e provoca mudanças estruturais no cérebro”.

Essas mudanças observadas pelo médico vêm sendo detectadas em estudos científicos há várias décadas. Desde meados dos anos 1970, o médico Herbert Benson publica livros e artigos científicos sobre o tema. Hoje, além de professor da Faculdade de Medicina de Harvard, é diretor do Instituto Benson-Henri (BHI), do Hospital Geral de Massachusetts, que investiga a interação mente/corpo por meio de preceitos da medicina, ou o que ele chama de relaxation response (resposta de relaxamento). Benson, sua equipe e inúmeros cientistas mundo afora já conseguiram provar que meditar diminui o metabolismo, os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração, provoca relaxamento muscular e sensação de bem-estar, reduz a pressão sanguínea e aumenta a temperatura corporal periférica. Este último reflexo, dizem os especialistas, seria a razão de os monges budistas não sentirem frio mesmo em baixas temperaturas.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Grupo Osho Meditation São Paulo

O Osho Meditation São Paulo é um grupo de meditação que se reúne para meditar todas as terças-feiras, às 20:30h, na Vila Madalena, São Paulo.

Em encontros belíssimos, com uma meditação de Osho diferente a cada semana, onde se compartilha a dança, a celebração e o Silêncio que somos, levando a essência da meditação para o dia a dia.

Além disso, há reuniões em campos de meditação mensais, vídeos e participação em satsang com queridos mestres vivos (atividades extras e opcionais).

A participação no grupo se dá através de um compromisso mensal, e o Osho Meditation São Paulo está aberto a todos que quiserem conhecer o trabalho.

Seja bem-vindo!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Campo de meditação na Praia de Tabatinga - SP

Campo de metitações de Osho na Praia de Tabatinga, Litoral Norte de Sào Paulo.

Dias 20, 21 e 22 de abril.


Meditação vipassana


Vipassana

Esta meditação consiste basicamente em observar a respiração. É um método que pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer tempo, mesmo que você só tenha alguns minutos disponíveis. Você pode simplesmente observar o subir e descer de seu peito ou barriga quando a respiração entra e sai, ou tente esta versão:

Passo 1: Observe a Inalação

Feche seus olhos e comece observando sua respiração. Primeiro, a inalação, de onde ela entra pelas suas narinas, direto para seus pulmões.

Passo 2: Observe o Intervalo Que Segue

No final da inalação há um intervalo,antes que a exalação comece. Isso é de imenso valor. Observe o intervalo.

Passo 3: Observe a Saída do Ar

Agora observe a exalação.

Passo 4: Observe o Intervalo Que Segue

No final da exalação há um segundo intervalo: observe esse intervalo. Pratique esses quatro passos por duas ou três vezes – somente observando o ciclo da respiração, não alterando-o de maneira alguma, apenas observando o ritmo natural.

Passo 5: Contando as Respirações

Agora comece a contar: Inalação – conte 1 (não inclua a exalação), inalação – 2, e assim por diante, até 10.
Depois conte de 10 voltando até 1. às vezes você pode esquecer de observar a respiração ou você pode ir além de 10. Então comece de novo, de 1.



“Essas duas coisas devem ser lembradas: observar, e particularmente os intervalos no topo e no fundo. A experiência desse intervalo é você, seu âmago mais interior, seu ser.
E segundo: continue contando, mas não mais do que dez; e retorne até um; e só conte as inalações.
Estas coisas auxiliam a conscientização. Você precisa ficar atento, senão você começará a contar a exalação, ou você irá ultrapassar 10.
Se você gostar dessa meditação, prossiga com ela. Ela é de imenso valor”.

 Osho


sábado, 14 de abril de 2012

O que é meditação - segundo Osho

Osho define meditação:

"A meditação não é a solução para nenhum problema em particular – ela não resolve nada. Ela simplesmente o ajuda a sair da mente, a criadora dos problemas; ela simplesmente o ajuda a deslizar para fora da mente, como uma cobra desliza para fora de sua velha pele.
Uma vez que descubra que você não é a mente, a grande transcendência aconteceu. De repente, todos os problemas se tornam insignificantes e, lentamente, se evaporam. Você é deixado com uma profunda paz – um grande Silêncio prevalece. Esse Silêncio é a solução. Essa paz é a resposta. A resposta de todas as respostas."

Osho

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Osho Meditação Dinâmica

Meditação Dinâmica

Primeiro estágio: 10 minutos.

Respire rapidamente para dentro e para fora através do nariz, de maneira intensa e caótica. Comece com uma respiração. A respiração deve entrar profundamente nos pulmões. Seja tão rápido quanto possa na sua respiração. Faça isso tão totalmente quanto lhe seja possível; sem contrair o corpo, assegure-se de que o pescoço e os ombros permanecem relaxados. Continue sem parar até que você, literalmente, se torne a respiração, permitindo que a respiração seja caótica. Movendo os braços e seu corpo de um jeito natural, ajudará sua energia a subir . Sinta sua energia se desenvolvendo; não pare durante o primeiro estágio e jamais diminua o ritmo.

Segundo estágio: 10 minutos.

Seja o seu corpo. Dê, ao seu corpo, liberdade para expressar o que quer que seja… EXPLODA!… Deixe o seu corpo tomar conta. Deixe sair tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco… Cante, grite, ria, berre, chore, pule, balance, dance, chute e solte-se. Não retenha nada, mantenha todo o seu corpo se movendo. Um pouco de representação muitas vezes ajuda a dar a partida. Nunca permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Lembre-se de ser total com o seu corpo.

Terceiro estágio: 10 minutos.

Deixando os seus ombros e os seu pescoço relaxados, levante ambos os braços tão alto quanto possa, sem trancar os cotovelos. Com os braços levantados, pule gritando o mantra Hoo!…Hoo!…Hoo!… (pronuncia-se Ru) tão profundamente quanto possível, vindo do fundo de sua barriga. A cada vez que você tocar o chão com a planta dos pés (assegurando-se de que os calcanhares estão tocando o chão), deixe o som martelar profundamente dentro do centro sexual. Dê tudo que você tenha, exaura-se completamente.

Quarto estágio: 15 minutos.

PARE! Congele-se onde você estiver, em qualquer posição que você se encontre. Não ajeite o corpo de maneira nenhuma. Uma tosse, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perfeito. Seja uma testemunha de tudo o que esteja acontecendo a você.

Quinto estágio: 15 minutos.

Celebre!… com música e dança, expresse o que quer que se faça presente. Carregue sua vitalidade com você durante o dia inteiro.


Instruções importantes para a Meditação Dinâmica:
Usar roupas leves e confortáveis; estar em jejum; fazer a meditação preferencialmente pela manhã.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MEDITAÇÃO E AMOR



      "Toda a vida é feita de polaridades: positivo e negativo, nascimento e morte, homem e mulher, dia e noite, verão e inverno. Toda a vida consiste em opostos polares. Mas esses opostos não são apenas polares, são também complementares. Eles se ajudam um ao outro, dão apoio um ao outro.
      Eles são como tijolos que formam uma arcada. Os tijolos de uma arcada têm que ser colocados uns contra os outros. Parecem estar um contra o outro, mas é por meio da oposição deles que a arcada é construída, que ela permanece firme. A resistência da arcada depende da polaridade dos tijolos colocados em oposição uns aos outros.
      Esta é a polaridade máxima: meditação significa a arte de estar sozinho e amor significa a arte de estar junto. A pessoa completa é aquela que conhece ambas as artes e é capaz de se mover de uma para a outra com a maior facilidade possível. E exatamente como a inspiração e a expiração - não há dificuldade. Elas são opostas - quando vocês inspiram o ar, é um processo; quando expiram o processo é exatamente o oposto. No entanto, inspiração e expiração formam uma respiração completa.
      Na meditação, vocês inspiram; no amor, expiram. Com o amor e a meditação juntos, sua respiração estará completa, inteira, total.
      Durante séculos, as religiões tentaram atingir um pólo com a exclusão do outro. Existem religiões de meditação como, por exemplo, o jainismo e o budismo - são religiões meditativas, estão enraizadas na meditação. E existem religiões bhakti, religiões de devoção: o sufismo, o hassidismo - que estão enraizadas no amor. A religião baseada no amor precisa de Deus como o 'outro' a quem amar, a quem rezar. Sem um Deus, a religião de amor não consegue existir, é inconcebível - vocês precisam de um objeto de amor. Porém, uma religião de meditação consegue existir sem o conceito de Deus; essa hipótese pode ser descartada. Por isso o Budismo e o Jainismo não acreditam em Deus algum. Não há necessidade de um outro. A pessoa tem apenas que saber como ficar só, como permanecer silenciosa, como ficar quieta, como estar absolutamente calma e quieta dentro de si mesma. O outro tem que ser completamente abandonado, esquecido. Por isso, essas são religiões atéias.
      Quando pela primeira vez os teólogos ocidentais entraram em contato com as literaturas budistas e jainistas, eles ficaram bastante confusos: como chamar de religião a essas filosofias atéias? Poderiam ser chamadas de filosofias, mas como chamá-las de religião? Isso era inconcebível para os teólogos, pois as tradições judaico e cristã consideram que, para alguém ser religioso, Deus é a hipótese mais fundamental. A pessoa religiosa é aquela temente a Deus, mas os budistas e jainistas dizem que não existe Deus; Assim a questão de temer a Deus não existe.
      No Ocidente, durante milhares de anos, pensava-se que a pessoa que não acreditava em Deus era um ateu, não era uma pessoa religiosa. Mas Buda era ateu e religioso. Essa idéia soava muito estranha para os ocidentais porque eles nem sequer imaginavam que existiam religiões que tinha como base a meditação.
      E o mesmo é verdadeiro para os seguidores de Buda e Mahavira. Eles riem da tolice das outras religiões que acreditam em Deus, porque essa idéia como um todo é absurda. É apenas fantasia, imaginação, nada mais; é uma projeção. Mas para mim, ambas são, ao mesmo tempo, verdadeiras.
      Minha compreensão não está baseada em um único polo; minha compreensão é fluida. Eu saboreei a verdade de ambos os lados: eu amei totalmente e meditei totalmente. Esta é a minha experiência: a de que uma pessoa está completa só quando conhece os dois polos. Senão, ela é apenas uma metade; algo fica faltando nela.
      Buda é uma metade - Jesus também. Jesus conhecia o que é o amor, Buda conhecia o que é a meditação; mas, se eles se encontrassem, seriam impossível se comunicarem entre si. Um não compreenderia a linguagem do outro. Jesus falaria sobre o reino de Deus e Buda começaria a rir: 'Que absurdo é esse que você está dizendo? O reino de Deus?' Buda diria apenas: 'Cessação do eu, desaparecimento do eu'. E Jesus: 'Desaparecimento do eu? Cessação do eu? Isso é cometer suicídio, o suicídio máximo. Que espécie de religião é essa? Fale do Eu Supremo!'
      Um não entenderia as palavras do outro. Se alguma vez eles tivessem se encontrado, precisariam de um homem como eu como intérprete; caso contrário não haveria comunicação entre eles. Eu teria de interpretar de tal maneira que acabaria sendo infiel a ambos! Jesus falaria em 'reino de Deus', que eu traduziria por 'nirvana' - então Buda poderia entender. Buda diria 'nirvana' e, para Jesus, eu diria 'reino de Deus' - então ele poderia compreender.
      Agora a humanidade precisa de uma visão total. Nós já vivemos com visões parciais por muito tempo. Essa foi uma necessidade do passado, mas agora o homem amadureceu. Os meus sannyasins têm de provar que podem meditar e rezar ao mesmo tempo; que podem meditar e amar ao mesmo tempo; que podem estar tão silenciosos quanto possível e que podem celebrar e dançar tanto quanto possível. Seu silêncio tem de se tornar a sua celebração, e sua celebração tem que se tornar o seu silêncio. Eu lhes dei a tarefa mais difícil que já foi dada a um discípulo, porque esse é o encontro dos opostos.
      E nesse encontro, todos os outros opostos vão se fundir e tornar-se um: Oriente e Ocidente, homem e mulher, matéria e consciência, este mundo e o outro mundo, vida e morte. Todos os opostos vão se encontrar e fundir-se por meio desse encontro, pois essa é a polaridade máxima; ela contém todas as polaridades.
      Esse encontro criará um novo ser humano - Zorba, o Buda. Esse é o nome que eu dou ao novo homem. E cada um dos meus sannyasins precisa fazer todos os esforços possíveis para se transformar nessa liquidez, nesse fluxo, de modo que os dois polos façam parte deles.
      Assim, vocês terão sentido o gosto da totalidade. E conhecer a totalidade é o único meio para se conhecer o que é o sagrado. Não há outro meio"

                                               OSHO, Autobiografia de um Místico Espiritualmente Incorreto
Copyright © 2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Campo de Meditação

Quem curte meditação e mora em São Paulo não pode perder os campos de meditação mensais promovidos pelo Osho Meditation São Paulo.

Trata-se de um grupo coordenado por Ma Amrita Keli voltado para meditaçãoes desenvolvidas por Osho para o homem e a mulher modernos.

Fique ligado na agenda do site e não perca!

http://www.oshomeditationsaopaulo.com.br/agenda

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Autobiografia de um Místico Espiritualmente Incorreto

Autobiografia de um Místico Espiritualmente Incorreto trata-se de da autobiografia de Osho.

Quem quiser saber mais sobre este místico que morreu em 1990 deixando um legado inestimável sobre meditação deve ler este livro. É impossível não se apaixonar por este mestre zen moderno e divertido.


confira no Facebook:

http://www.facebook.com/autobiografiaosho

quarta-feira, 4 de abril de 2012

7 dias de Meditação Dinâmica

Quem quer aprender a meditar, mas não consegue ficar parado no lugar, tem que conhecer a Osho Meditação Dinâmica!

Trta-se de uma técnica muito poderosa e portanto, difícil de achar alguém que trabalhe com ela. Por sorte Amrita Keli, que vive e trabalha em São Paulo é craque nisso! E está abrindo esta vivencia de 7 dias para quem quiser experimentar. Também pode ser feita em dias avulsos.

Confira no site:
http://www.oshomeditationsaopaulo.com.br/blog


terça-feira, 3 de abril de 2012

Bem vindo ao Meditação Osho!

Aqui vamos falar de tudo e de todos que fazem e acontecem pra quem quer meditar no século XXI, nas grandes cidades, no Shopping, enfim...Vamos provar que todos os lugares que voce frequenta e acha estressante podem ser seus bons amigos na hora de meditar! -  e ajudar você a ficar bem zen!

Namastê!